quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A importância do brincar na infância


As brincadeiras são muito mais que momentos de diversão, representam o impulso para o desenvolvimento social,cognitivo e afetivo.


Quando observamos as brincadeiras de "faz de conta" num grupo de crianças pequenas, podemos perceber que nesse exercício,elas conseguem compreender a realidade da qual fazem parte e acabam trazendo à tona os seus desejos, preocupações e medos infantis.
As crianças se envolvem tanto nessas brincadeiras que não se detêm no que é certo ou errado, nem existe pressão para serem bem sucedidas. Elas sentem que são capazes de realizar seus objetivos e ficam orgulhosas de si mesmas.
O brincar ajuda a ordenar o pensamento, adquirir consciência de si e do outro, ensina ceder, negociar, discutir e solucionar problemas.

Este passatempo é um fator primordial para desenvolver sua criatividade, curiosidade, autoconfiança e contribui no processo de ensino-aprendizagem.
Os pais devem dedicar um tempo para brincarem com seus filhos e estimular a convivência com outras crianças, procurando oferecer material educativo, espaço e oportunidades adequadas ao nível de desenvolvimento.
Também é preciso reservar um local onde possam guardar os brinquedos e representar suas fantasias sem serem interrompidas.

Em síntese o brincar é uma contribuição e quando bem compreendido favorecerá para definir valores, melhorar o relacionamento e ajustamento da criança no mundo em que está inserida, lembrando sempre que este deverá envolver prazer.
    

                                                                                                Saura S.

                                                              Publicado no Jornal Semanário da cidade de Bento Gonçalves

                                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário